CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Termo de Compromisso e Inscrição TUR ESCAMBO

Termo de Compromisso do TUR ESCAMBO

O Termo de Compromisso deverá ser assinado por todos os participantes do evento, Tur Escambo, que pretende promover e estimular a economia solidária entre os alunos do curso de Turismo da PUC Minas. Nesse espaço o escambo dos produtos acontecerá somente através da moeda social Escambal, para facilitar o processo.

É importante o participante observar os seguintes termos:

  • No ato da inscrição, o participante deverá preencher a ficha com suas informações, verificar a tabela de valores dos objetos e listar o(s) objeto(s) para participação na Feira.
  • O(s) objeto(s) deverá(ao) ser entregue(s) no dia da inscrição sob avaliação do cadastrante para participação, ou não no evento.
  • A responsabilidade pela inscrição e cadastro do(s) objeto(s) até a entrega ao cadastrante é de inteira responsabilidade do participante.
  • O cadastro só será realizado mediante entrega do(s) objeto(s) para escambo, salvo quando o produto for alimento pronto para o consumo (salgados ou doces).
  • Os valores referentes aos produtos ofertados para escambo serão equivalentes com valores sugeridos pela tabela apresentada no ato da inscrição.
  • A moeda social utilizada na Feira é o ESCAMBAL. Essa moeda só terá utilidade e valor dentro da Feira que ocorrerá num local determinado, dentro de um período de tempo específico. Não tendo nenhum valor após o evento e fora do local de sua realização.
  • Os valores, em Escambal, referentes ao(s) objeto(s) será(ao) entregue(s) no ato da inscrição e recebimento do(s) produto(s).
  • A troca de objetos se dará através da utilização da moeda social “Escambal”.
  • Os doadores dos objetos para Feira perdem o vínculo com o produto a partir da entrega do mesmo no ato da inscrição.
  • Todos os objetos na Feira estarão dispostos a troca independente da vontade do ex-proprietário.
  • O(s) objeto(s) entregue(s) para escambo que não encontrar(em) uma oportunidade de troca NÃO será(ão) devolvido(s). Esse(s) objeto(s) será(ão) doado(s) a instituições selecionadas pelos organizadores.

Como a Feira é uma oportunidade de estímulo e fortalecimento da economia solidária NÃO será permitido:

  • Venda de produtos;
  • Retirada dos produtos da Feira;
  • Individualismo e competição; e
  • Promoção individual.

Aceito os termos acima descritos

_________________________________
(Participante)


INSCRIÇÃO


Estou de acordo com o termo de compromisso

NOME: ____________________________________________________________

Telefone: ____________________________

( ) Estudante ( ) Professor ( ) Funcionário

Se aluno ou funcionário preencher:

Campus: ___________________________ Período:_______

Turno: __________


Listar:


OBJETOS / VALOR EM ESCAMBAL


__________________________ - _________

__________________________ - _________

__________________________ - _________

__________________________ - _________

__________________________ - _________








sexta-feira, 17 de abril de 2009

Se liga no Capítulo 4!

GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos como criar, estruturar e captar recursos, São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2006, Cap. 4


Cap. 4 - Identificação, seleção e priorização de provedores de recursos para a realização de eventos.

Modalidades de obtenção de recursos para o financiamento de eventos.

A dificuldade de obter recursos para colocar em prática as idéias do promotor fez com que ocorressem modificações no setor de eventos.
A concorrência por patrocínio, aumentou absurdamente, fazendo com que os patrocinadores escolham pelas melhores idéias, que lhes tragam maiores e melhores retornos.
Há no mercado, diversas fontes de obtenção de recursos como: patrocínio, co-patrocínio, patrocínio com uso das leis de incentivo fiscal, parcerias e vendas de ingressos e convites. A escolha por uma delas dependerá da característica da empresa, seu objetivo com a arrecadação de verba e as características do evento. Podemos defini-las da seguinte forma:

Patrocínio – é a transferência de recursos financeiros de um patrocinador para um promotor para a realização de um evento ou de uma ação com finalidades exclusivamente promocionais, publicitárias ou de retorno institucional. Tem como vantagens: Vantagens financeiras: seu objetivo é o retorno financeiro.
Alavancar a imagem do evento e do promotor: aumentar a probabilidade de divulgação do evento na mídia. Alavancar os resultados com a participação de parceiros: fazer multiplicar esforços e compartilhar despesas e resultados alavancados por essa parceria.

Suas desvantagens são: Efeito sombra: a marca dos patrocinadores possa se sobressair mais que a imagem do promotor. Dependência. Carnaval de marcas: número muito elevado de patrocinadores. Amigo-concorrentes: disputa entre as empresas participantes.

Patrocínio com uso das leis de incentivo fiscal – é uma subcategoria do patrocínio baseada na troca de recursos de patrocínio por abatimento nos impostos da empresa utilizando-se das leis de incentivo fiscal. Existem leis de iniciativa federal, estadual e até municipal. A mais conhecida é a Lei Federal, que trata do incentivo a cultura. Deve ser elaborada conforme as normas e os modelos exigidos. Outra lei de incentivo é conhecida como Lei do Audiovisual, que trata mais especificamente das obras cinematográficas, e também existe a Lei de Institutos e OSCIPs, que tem por finalidade o incentivo a projetos socioculturais.
Existem empresas cujo negócio é a captação de recursos de patrocínio para projetos culturais, esportivos, sociais e até empresariais. Normalmente, elas se intitulam consultorias de marketing, de comunicação ou de marketing social. Essas empresas estão em melhores condições de orientar o promotor que pretende propiciar ao patrocinador com usufruto dos benefícios das leis em projetos de eventos culturais ou sociais.
A remuneração e a forma de trabalho de uma empresa captadora de recurso variam caso a caso, evento a evento.

Co-patrocínio – Ocorre quando duas empresas compartilham uma cota de patrocínio de evento promovido e organizado por um terceiro.

Parceria – é a junção de esforços e recursos complementares de duas ou mais empresas que já atuam em conjunto no mercado na promoção ou organização de determinado evento.
Apoio – é a disponibilidade de recursos próprios, não-financeiros, porém necessários ao evento. É normalmente empregado na divulgação, na promoção, na administração da venda de ingressos, no transporte, no pacote de viagens e hospedagem, na infra-estrutura e na produção do evento.

Vendas de ingressos e convites – é a obtenção de recursos por meio de venda de ingressos aos convidados do evento. É comumente empregada em feiras e eventos de renome nacional e até internacional.



Identificação do universo de possíveis patrocinadores.

Antes de se identificar os possíveis patrocinadores o promotor deve ter em mente os objetivos e o número-alvo de patrocinadores.
Quando um promotor parte para a identificação e seleção dos possíveis patrocinadores, muitas vezes desconsidera uma serie de empresas por não estarem diretamente ligadas ao tema do segmento. Para identificar esse universo total, deve-se percorrer o mercado e listar todos os segmentos, categorias e portes de empresas que podem se interessar pelo evento. Podemos identificar os seguintes segmentos:
Segmentos diretamente relacionados ao conteúdo do evento, segmentos indiretamente relacionados ao conteúdo do evento e parceiros, que devem fazer parte da lista prioritária de possíveis patrocinadores.

Relação de empresas-alvo.

Após listar os segmentos envolvidos no tema do evento e os parceiros, o promotor deve preparar uma relação de todas as empresas constantes em cada um desses segmentos. As empresas devem ser classificadas em: pequeno porte, médio porte e grande porte.

Seleção do universo de possíveis patrocinadores.

Para essa seleção, são necessárias pesquisas que considerem: o perfil das empresas, os objetivos de marketing, a estratégias de eventos e os orçamentos destinados a eventos.
É importante sempre verificar se as informações estão atualizadas e se são realmente necessárias para tais finalidades.

Perfil das empresas.

Os perfis das empresas variam de acordo com o tipo de evento e o objetivo do promotor com esse estudo.
A informação do perfil de uma empresa refere-se a: nome, endereço, telefone, website, faturamento anual, segmento, principais executivos, produtos e serviços, descrição do negócio, concorrentes, clientes, fornecedores, e distribuidores, entre outras.

Objetivos de marketing.

Para formar o target de possíveis patrocinadores é importante, primeiro, pesquisar quais os objetivos de marketing comumente adotados pelas empresas e como são compostos os seus planos de ação.
O promotor tem acesso aos objetivos de seus clientes por três motivos: parceria – quando já existe um relacionamento cliente-fornecedor. Desenvolvimento de um evento – é gerado para atender a um grupo e pela seleção de target.
As possibilidades dos objetivos de marketing são divididas em três categorias: objetivo de crescimento – são empresas que já tem um número expressivo de clientes, mas cuja receita ainda não está em patamar desejado. Objetivo de aquisição – é próprio de empresas que visam aumentar a base atual de clientes. Objetivo de consolidação – é típico de empresas que estão sofrendo fortes ameaças por parte de novos concorrentes.
A identificação de um deles, já é suficiente para que o promotor avalie a compatibilidade de seu projeto com os objetivos estratégicos de marketing da empresa.

Análise dos componentes do plano de marketing.

Existem várias formas de analisar a distribuição da verba e dos recursos de marketing das empresas. Para essa distribuição será analisada a exposição da marca - a empresa pode investir com maior prioridade nas ações que visem à exposição da marca e à promoção de sua imagem. Relacionamento – o relacionamento que a empresa mantém com seus clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros é a chave de sucesso de negócios. Vendas – a empresa investe em ações diretamente ligadas a ela.

Estratégia de eventos.

Há empresas que investem e eventos sempre com as mesmas características, e outras que não tem histórico anterior em participação em eventos. É preciso estudar, com profundidade, a estratégia de eventos dessas empresas para determinar com exatidão a viabilidade ou não da proposta.

Compilação de dados.

Para cada tipo de empresa haverá diferentes aspectos a serem estudado. Pode-se dizer que eles estão relacionados aos seguintes aspectos: Volume – sazonalidade – formas de participação – objetivo principal – tipo de evento.

Orçamento destinado a eventos.

O orçamento é definido pelas empresas após o estabelecimento de seus objetivos, estratégias e planos de ação. É somente ai que ela será capaz de quantificar seu mercado-alvo, sua meta de participação neste mercado, sua estratégia de marketing e seus planos táticos para atingir os objetivos. Após a definição do orçamento, os responsáveis pela área, distribuirão os investimentos entre as atividades, incluindo os eventos.
Conhecer o orçamento disponível para eventos e sua proporção em relação ao total de marketing pode apoiar o promotor do evento na decisão sobre a viabilidade de seu projeto para determinada empresa. Se o evento for proposto tende a consumir um percentual muito grande do orçamento disponível, será mais difícil, mas não impossível, a negociação.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Referências das tipologias de eventos

Bibliográficas:

  • GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização Teoria e Prática de Eventos, São Paulo, Pioneira Thomson Learning , 2006. p.42 e 57.
  • MARTINS, Ana Maria Santana. Apostila sobre o curso Gestão de Eventos e Cerimonial, São Paulo, 1999, p. 77-8.
  • MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo sobre eventos, São Paulo: STS, 1999.p.49-55.
  • NETO, Francisco Paulo de Melo. Marketing de eventos. Rio de Janeiro: Sprint, 1999, p.25.


Webgráficas:


  • Anexo único grupo 1, Disponível em: www.seed.pr.gov.br/portals/portal/ccpe/ccpe_anexo_unico_%20res_2007.pdf .Acessado em: 03/04/2009.

  • Cristina Marques Fernandes. Organização de Eventos (XVII) Tipologia de eventos. Disponível em: http://protocolopt.blogspot.com/2008/02/tipologia-de-eventos.html . Acessado em: 04/04/2009.


  • GIACAGLIA, M. C. Organização de eventos, teoria e prática. São Paulo: Thomson, 2003.
  • MARTIN, V. Manual prático de eventos. São Paulo: Atlas, 2003.
  • MEIRELLES, G. F. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999.
  • NICHOLS, B. Gerenciamento profissional de eventos. Trad. Milena Carvalho, 1ª edição brasileira, tradução da 2ª edição americana (1989). Fortaleza, ABC Fortaleza, 1989.
  • Tipologia de eventos. Disponível em: http://www.unisul.br/content/site/AUniversidade/CampusdaGdeFlorianopoli/eventos/tipologiadeeventos.cfm . Acessado em: 04/04/2009.


Tipologia de evento - Simpósio

Simpósio – é um derivado da mesa-redonda, possuindo como característica o fato de ser de alto nível, com a participação de aspectos diferentes de determinados assuntos - e sempre com a presença de um coordenador. A diferença fundamental entre o simpósio e a mesa-redonda é que no primeiro os expositores não debatem entre si os temas apresentados. As perguntas, respostas e o próprio debate são efetuados diretamente ao participante da platéia. O tema geralmente é científico. Seu objetivo principal é realizar um intercâmbio de informações. Reunião de cientistas, técnicos ou artistas para debater determinado assunto.






Vivência – VIII Simpósio de Mecânica Computacional, compondo a equipe de suporte técnico.


*Todas as referências estão no Post: Referências das tipologias de eventos.

Tipologia de evento - Show

Show – Demonstração artística principalmente a música, dança ou teatro.




Proposta para Show – Elaboração de uma apresentação musical feita pelos alunos do curso nos horários de intervalo com intenção de divulgar os talentos, criar um ambiente descontraído e reforçar laços entre as turmas.


Vivência – Milton Nascimento na Praça da Estação, em uma promoção da Petrobrás pelo seu próprio aniversário.


*Todas as referências estão no Post: Referências das tipologias de eventos.

Tipologia de evento - Seminário

Seminário – consiste em uma exposição oral para participantes que possuam algum conhecimento prévio do assunto a ser debatido. A dinâmica do seminário divide-se em três momentos: a fase de exposição, a de discussão e a de conclusão. Trata-se de um produto informativo mais focado, porém parcial. A informação tem normalmente uma única fonte - o orador ou expositor - e, por conseqüência, pode apresentar certo viés. Usualmente, o orador é um guru ou expert no assunto que está sendo exposto.




Vivência - Seminários intra-classe.


Tipologia de evento - Recepção

Recepção – simpática reunião, rápida e simples de se organizar e de baixo custo. Na maioria das vezes é feita na própria instalação (residência, escola, escritório, empresa) ou em clubes, objetivando atender às necessidades e às satisfações pessoais ou sociais.



Proposta para Recepção – Recepção para as demais turmas de turismo de ambos os campus da universidade com a intenção de unificar e fortalecer o curso e a network.


Recepção – Recepção de casamento e aniversários de parentes e amigos.


*Todas as referências estão no Post: Referências das tipologias de eventos.

Tipologia de evento - Prêmio

Prêmio – conhecido como solenidade, a entrega de prêmios normalmente é um evento que consegue concentrar muitas pessoas. Não raro, destina-se a homenagens que prevêem a entrega de prêmios, de placas comemorativas, prática de discursos, etc.



Proposta para Prêmio – Prêmio soluções inovadoras para o turismo em Belo Horizonte.


Vivência – Prêmio SESC para jovens escritores com diversas categorias dentre elas conto e poesia.


*Todas as referências estão no Post: Referências das tipologias de eventos.

Tipologia de evento - Palestra

Palestra – Menos formal que a conferência, caracteriza-se pela apresentação de um tema pré-determinado por uma autoridade no assunto a um grupo pequeno, que já possui noções sobre o assunto. É coordenada por um moderador e permite a intervenção dos participantes durante a exposição.




Proposta para Palestra – O mercado e o profissional de turismo, necessidade ou não de regulamentação?


Vivência – Feira do Empreendedor, várias palestras sobre os mais variados temas entre turismo, administração de pessoas e recursos.


*Todas as referências estão no Post: Referências das tipologias de eventos.

Tipologia de evento - Mostra

Mostra – Exposição itinerante; ato de apresentar produtos e serviços.




Proposta para Mostra – Mostra de filmes sobre Belo Horizonte para divulgar a cidade para os belo horizontinos e pro Brasil.


Vivência – Mostra de teatro em Belo Horizonte em diversos palcos e diferentes peças. Presença na peça O Triciclo.


*Todas as referências estão no Post: Referências das tipologias de eventos.

Tipologia de evento - Lançamento

LANÇAMENTO: Os eventos de cunho social, por terem maior poder de atração do público, são muito eficazes para lançar produtos /serviços. Criado o ambiente adequado – sejam eles em um hotel, danceteria ou outro local – o lançamento será muito mais empolgante e memorável do que se fosse realizado em um evento formal com palestras intermináveis. O fator surpresa garante mais atenção e expectativa ao que será apresentado no evento, e a descontração do ambiente aproxima com maior facilidade os convidados à novidade apresentada.




PROPOSTA DE LANÇAMENTO: Fazer o evento de lançamento do livro dos professores do curso de turismo, os alunos seriam responsáveis pelo evento com supervisão dos professores que escreverão o livro.


VIVÊNCIA: Lançamento do livro da diretora de dança da companhia do Bale do Palácio das Artes, Glória dos Reis, o mesmo foi extremamente agradável, descontraído, requintado, com muitas pessoas da cena cultural de Belo Horizonte.

*Todas as referências estão no Post: Referências das tipologias de eventos.

Tipologia de evento - Festival


FESTIVAL: Origem da palavra: Festus é um adjetivo que deu origem a palavra festival; significa felicidade, cheio de alegria.Os festivais desempenham um papel importante na disseminação da cultura, atualização e formação de profissionais e na divulgação de novas técnicas e talentos.




PROPOSTA DE FESTIVAL: Festival de Dança Brasileira, com os principais tipos de danças brasileiras, poderia ser um campeonato nacional, onde cada estado mostraria sua dança típica atrelada a costumes e cultura.


VIVÊNCIA: Festival de curtas de animação do ano de 2008, o mesmo era um evento cultural, social e de entretenimento importante uma vez que disponibilizava o ingresso gratuitamente, com curtas que já foram premiados no mundo e no cenário brasileiro.

*Todas as referências estão no Post: Referências das tipologias de eventos.

Tipologia de evento - Feira

FEIRA: São eventos direcionados a segmentos específicos de mercado, têm duração média de uma semana e são organizados e comercializados por empresas especializadas no ramo. Normalmente ocorrem dentro de Pavilhões de Exposições, especialmente preparados para essa finalidade.




PROPOSTA PARA FEIRA: Fazer uma feira com os destinos turísticos do Brasil, segmentado pelo tipo de turismo, como turismo religioso, agroturismo, que a mesma fosse feita anualmente, turismo solidário, o mesmo aliaria o possível turista e empresários e a cidade receptora.


VIVÊNCIA: Feira do Empreendedor em 2008, realizada pelo SEBRAE MG, no Expoximas, a mesma mostrou-me a organização de um grande evento e sua importância para a cidade de Belo Horizonte e as possibilidades de empreendimentos que podem ser abertos devido à demanda do mercado, juntamente havia cursos, palestras e stands interessantes.

*Todas as postagens estão no Post: Referências das tipologias de eventos.

Tipologia de evento - Jantar

JANTAR: Evento utilizado para comemorações, confraternização e consolidação entre parceiros empresariais. O jantar é mais formal do que o almoço, exigindo uma forma mais elaborada, como planejamento e cerimonial adequados à ocasião.




PROPOSTA DE JANTAR: Fazer um jantar típico para arrecadar fundos para a formatura da turma do período de turismo da PUC do Coreu. O público alvo seriam os alunos dos Cursos do Instituto de Ciências Humanas.


VIVÊNCIA: Jantar de família na data da passagem de Natal, o mesmo acontece a mais de 20 anos, com amigo oculto e todos tentam estabelecer metas e verifica-se as metas do ano posterior foi atingida, coloca-se em uma caixinha as metas e os nomes, no ano seguinte verifica-se o que foi escrito.

*Todas as referências estão no Post: Referências das tipologias de eventos.